quinta-feira, 4 de março de 2010

ABRTURA DO ANO 2010 MISERICÓRDIA

A devoção da DIVINA Misericórdia continua se espalhando no mundo inteiro.
Aqui em Macapá também vai seguindo conforme a vontade de JESUS Misericordioso.
No dia 13 /02/2010 houve a abertura do ano com apresentação da imagem de SANTA FAUSTINA recém adquirida pela coordenação. Foi muito bom ver a participação dos vários cenáculos, com uma espiritualidade sobre a PALAVRA DE DEUS, para rever e recordar vários pontos fundamentais para a caminhada de 2010.
Ficou acertado um retiro junto com pastoral da saúde, ministros e misericórdia
para 27/03/2010 na Igreja de N.S do Carmo. Será o primeiro retiro do ano preparado por irmã verônica e Padre ítalo

3 comentários:

Nildo Leite disse...

Fazendo meu estudo sobre a importância da palavra, que alimenta meu espirito, me chamou atençâo a carta de DALMO SERVE, que comenta sobre a BÍBLIA AO PE DA LETRA! Escreve...
“Saí de um grupo de oração em que havia católicos e pentecostais que insistiam em interpretar a Bíblia ao pé da letra. Lutei pelo que acho correto, mas a liderança fundamentalista era forte demais. O pároco não deu importância a isso. Estou errado em lutar por essas coisas? Acho o cúmulo dos cúmulos interpretar a Bíblia ao pé da letra”.
Uma fé fechada em circulo é uma fé sem vida, ela precisa urgentemente se socorrer de ações fraterna e caridosa, sem esse alimento pode ser perigosa, portanto, é uma pena que haja grupos que se fecham, quando o próprio Jesus, enfrentando fariseus e saduceus, interpretou os livros sagrados aplicando-os ao seu tempo. Há centenas de livros explicando a Bíblia com seriedade e serenidade em todas as Igrejas. Pelo visto, esses grupos não lê tais livros nem segue suas próprias Igrejas. Pela sua descrição de cinco páginas, está nascendo aí mais uma Igreja dissidente (perigo).
Em geral, é assim que elas começam. Lideranças fortes interpretam do jeito delas a Palavra de Deus e, indispondo-se contra as suas Igrejas, criam uma nova. Posso imaginar que certos pároco esteja tentando salvar esse grupo e por isso não o enfrentam.
Desejo bom resultado ao pároco que não intervem, até certo momento, em grupos fundamentalista, Mas terá de fazê-lo um dia. Se não for ele, seus sucessores...
Se seu grupo não entendeu que quando a Igreja fala em histórias da salvação não está se referindo só a fatos concretos, mas também a histórias que edificam e salvam. As parábolas do filho pródigo (Lc 15,11) e do bom samaritano (Lc 10,25) também são histórias da salvação, porque ajudaram a salvar muita gente, embora não fossem um fato concreto e sim histórias contadas por Jesus. Ele contava histórias para ensinar lições de moral. Continuação ...............

Nildo Leite disse...

Continuação .........
Há um tipo de católico e evangélico que toma tudo ao pé da letra, e insiste que o que está na Bíblia é para ser vivido assim. Jesus manda cortar a mão e arrancar o olho para evitar o pecado. É claro que se trata de expressões simbólicas (Mt 5,30). No entanto, nunca vi nenhum fundamentalista fazer isso, já que eles dizem que é para se seguir tudo como está escrito. Nesse caso, admitem que se deve adaptar a Bíblia. Jesus nunca mandou batizar em piscinas. Também não mandou comprar rádio nem televisão. Mandou pregar de cima dos telhados. Aí, eles interpretam. E Jesus condena o excesso de ênfase no dízimo. Mas é o que muitas Igrejas fundamentalistas fazem. Como se vê, eles também interpretam bem a Bíblia quando é a seu favor. Isso, quando não dizem que não precisam cortar nem mão nem furar olho, porque estão salvos; Jesus os cobriu agora com seu manto, portanto, o mandamento é para outros e não para eles que estão salvos como redoma naquela Igreja...
Os fariseus gostavam de usar o santo livro para atacar Jesus. Mas quando Jesus o usava para provar que estava certo, chamavam-no de blasfemo e endemoninhado (Mt 21,42; 22,29; Mc 14,49; 24,27; Jo 5,39). Sua fé não era nem honesta nem humilde.
O mal dos fundamentalistas é achar que o livro está a favor deles e contra quem não crê como eles.
Fez bem em sair. Procure um grupo mais aberto e mais cristão. O seu parece que se fechou. Já não ouve a Igreja ou Jesus. Ouve os três líderes. É mais grupo deles do que da Igreja. Isso tem acontecido muito nestes últimos tempos, em todas as Igrejas. Releia Paulo (2Tm 4,1-5). Ele já previa isso!
Para onde a comunidade cristã esta sendo levada por esse fundamentalismo, concerteza não é para uma fé inteligente, e sim somente excesso de fé, que acaba em fanatismo!
Ex. Em meu escritório recebi a visita de um jovem conhecido de infância, religioso de outra denominação, que me disse admirar uma família freqüentadora de sua religião, por serem pessoas de muita fé, pois essa família doava para sua igreja um milhão de reais por ano. É isso mesmo que ouvir, uma milionária doação para Deus.
Será que Deus precisa de riqueza material! É preocupante não é.
A pergunta é onde está o teu irmão? Pra onde foi á verdadeira caridade?
Meus irmãos não acreditem em quem diz que cometeu algum ato porque Deus mandou que o fizesse. Primeiro, veja se é uma pessoa serena e equilibrada. Ela pode ter ouvido coisas que Deus nunca falou, nem jamais falará.
FIQUEM COM DEUS.

nildo leite disse...

Ontem tivemos nossa confraternização da catequese, que aconteceu em minha residência.
Momento especial para os catequistas e seus familiares, uma troca de sentimento, carinho, natal e união.
Esse é ponto chave dessa grande família de catequista, união fraterna recheada de caridade para as crianças, adolescente, adultos, pais e a comunidade.
Foi um dia (16/12/10) corrido, Deisi preocupada com preparação em sua casa, venceu, tudo ficou pronto, receptivo a chegada de cada catequista e seus familiares, a jovem Layane providenciou a instalação do data show, Paulo e esposa uma grande promessa para a obra, Cleide muito exigida pela catequese e unifap.
Os convidados foram chegando, Maria um estandarte na evangelização estava muito elegante, Almira sempre presente mãezona, Mariana um testemunho vivo da graça de Deus, Lucivanda silencio de (Maria mãe de Jesus), Regina seriedade nas coisas de Jesus, Françoar crescimento da obra, Eliete, jardineira pela obra, nos fortaleceu com suas lagrima, exemplo da misericórdia, Jailson, jovem cheio de alegria, Moises empresta seu carisma (sorriso), precisa continuar, e assim foi à festa.
Toda essa riqueza acontecendo dentro da sinfonia da harmonia, porem, o tempo não contribuiu muita chuva, para piorar faltou energia, continuou na Luz de vela.
Eu queria lamentar, estava tudo pronto, simples mas acolhedor, porem sem trégua da chuva.
Queria que não chovesse, que não faltasse energia, que fosse ás mil maravilha, queria, queria, queria.
Ora, tudo é obra de Deus, como tal a chuva permitiu que todos ficassem mais próximos uns dos outros, a Luz de vela veio para sombrear a união do propósito da catequese com a obra de Deus, alguém teve duvida disso!
Fazendo a leitura do dia seguinte Jesus promete que “aquele que quiser salvar sua vida a perdera, mas quem perder sua vida por causa de mim e do evangelho, a salvará”.
A chuva e a falta de energia foram apenas pano de fundo de um cenário anunciado, a perda tem sentido de ganho para Cristo, e tudo que estava acontecendo foi para nos unirmos mais, e era justamente isso que todos os catequistas estavam buscando para seu crescimento espiritual.
Feliz Natal e prospero ano novo 2011 a todos.
Nildo Leite – catequista