terça-feira, 8 de junho de 2010

Artigo : Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá

Na sala de cirurgia da clínica universitária os assistentes estavam introduzindo uma maca. Nela estava deitado um paciente que devia ser operado, e o cirurgião lhe explicava a complexidade da cirurgia e as suas conseqüências.
– O senhor – dizia o médico – tem um câncer na garganta. Nós temos a certeza de conseguir extirpá-lo completamente. Assim salvaremos a sua vida, mas o senhor, infelizmente, não poderá mais falar. O cirurgião parou um instante e depois continuou: - Se o senhor quiser dizer agora as últimas palavras da sua vida, pode fazê-lo. O paciente demorou alguns momentos em silêncio, depois, com voz clara e firme, exclamou:- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Assim é a história. As últimas palavras do paciente foram de louvor ao Senhor e, indiretamente, de agradecimento pela vida e por tudo o que estava acontecendo, apesar da grave deficiência que deveria sofrer em seguida.
Este pequeno exemplo despertou a minha curiosidade, porque na página do evangelho deste domingo encontramos o jovem, morto, filho único da viúva que Jesus cruzou no caminho para Naim. Jesus, tocado e comovido pelas lágrimas da mãe, devolveu a ela o filho com vida. Um sinal extraordinário que suscitou o espanto e a maravilha de todos. No entanto o detalhe que chamou a minha atenção foi que o jovem, ao acordar do sono da morte, logo começou a falar. Nunca saberemos o que ele falou. As palavras dele não ficaram registradas, mas, sim, a dos presentes: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”.
Se as últimas palavras do paciente foram de fé e de agradecimento, o que pensar das “primeiras” palavras de um filho, morto, devolvido vivo à mãe? Terá também ele agradecido a Deus? Terá, talvez, como acontece nos filmes de hoje, perguntado onde estava e o que tinha acontecido tão grande devia ser a sua surpresa? Vamos deixar para lá as especulações. Os evangelhos, muitas vezes não contam tantos detalhes porque, bem sabemos, mais do que relatar fatos, querem nos ajudar a compreender a pessoa de Jesus até chegar a acreditar e a confiar nele.
Nossa curiosidade poderá ficar satisfeita, em parte, se tivermos a paciência de ler mais um pouco o mesmo capítulo do evangelho de Lucas. João Batista manda perguntar a Jesus se é ele “aquele que devia vir” ou se deviam esperar outro. Jesus responde aos enviados que relatem a João o que estão vendo e ouvindo: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa-Nova! (cfr. Lc 7,18-23). Os sinais que Jesus faz chamam atenção. São os sinais de uma vida nova, de uma longa espera que começa a se realizar. Contudo esses e outros sinais devem conduzir ao anúncio da Boa-Notícia “aos pobres”. Os sinais falam só em parte, porque podem ser interpretados e usados de maneiras diferentes. Eles precisam da palavra para serem compreendidos como anúncio da chegada de algo de novo. “Deus veio visitar o seu povo” disseram, justamente, as pessoas que tinham visto Jesus devolver o filho morto à mãe aflita.
Deus não está longe do seu povo, ao contrário, está presente e caminha com todos, com aqueles que o querem seguir, e também com os outros. O Deus que Jesus veio revelar é o Pai de todos, dos pobres em maneira especial. Partilha alegrias e tristezas, chora com a mãe que perdeu o filho e exulta com os pequenos que aprendem a louvar a Deus. Talvez sejamos nós que ainda não entendemos isso. Continuamos a chorar, distraídos, indiferentes, reclamando daquilo que, achamos, Deus fez de errado. O que nós, muitas vezes, chamamos de “silêncio” de Deus é, na realidade, a sua paciência para que nós mesmos o reconheçamos intimamente presente na caminhada da nossa vida. Ele é mais fiel do que qualquer outro amigo ou companheiro, solidário conosco até na morte, para que estejamos com ele na vida que não terá fim.
Afinal podemos dizer: o verdadeiro morto que revivendo começa a falar, não é o filho único da viúva de Naim, mas o próprio Jesus ressuscitado que continua a nos convidar à compaixão, ao louvor, ao amor-serviço aos pobres. É ele – vivo - que, ao mesmo tempo, é a Boa- Notícia e o comunicador desta alegre esperança de vida. Deus continua visitando o seu povo. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário: